quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Entrevista com Cris Mendes

Bom dia caros leitores,
Esses dias fizemos uma entrevista com uma professora da Esamc para que ela pudesse nos contar um pouco mais sobre como era a relação dela com a moda quando ela estudava, e como ela ia atrás de informações sobre a moda. Hoje, vou mostrar como foi essa entrevista para vocês, leitores de nosso blog. Confiram essa mega entrevista com Cris Mendes
ChicaChic: Para começar, você pode me contar mais sobre a sua experiência e como você se interessou por ilustração, design e moda?
Cris: Bom, a minha experiência com moda, propriamente dito, começou em 2003, quando eu entrei no meu primeiro curso técnico em moda, que fiz no Bento Quirino, aqui em Campinas. Eu sempre gostei muito dessa área, mas eu nao sabia que seria com desenho, especificamente, que eu gostaria de trabalhar, e foi quando eu fiz um curso livre de desenho de moda, eu descobri que vgostava muito dessa coisa de estilista, de desenho, de ilustrar, de criar e descobri que essa era a minha praia. E foi ai que eu descobri que o Bento Quirino estava abrindo vagas para o curso técnico, e acabei me inscrevendo. Fiz o curso porque aqui em campinas, não existia graduação para o curso de moda, e o curso técnico foi o que eu encontrei de mais próximo de uma graduação, realizando ele em 1 ano e em 2004, entrei para a faculdade de moda e me formei em bacharelado em design de moda.
ChicaChic: Quando estava na faculdade, como fazia para buscar informações sobre a moda e seus estilistas?
Cris: Bom , como eu disse, minha graduação foi em 2004, que foi quando o Google tinha acabado de surgir e começar a ficar famoso como site de pesquisa. os mais antigos vão lembrar, antes de usar o Google, eu usava o Cade, e não era tao bom, e ai que as pessoas começaram a usar o Google. Mas, a gente não tinha tanto acesso a internet, porque ainda não existiam smartphones, e os laboratórios da faculdade tinham internet, mas era muito limitado e não conseguíamos entrar em muitos sites. hoje, eu tenho orgulho de dizer que as minhas pesquisas eram feitas todas em livros , e infelizmente, esse tipo de pesquisa já ta ficando defasado, porque a internet é muito mais fácil e mais rápido, porem não é tao segura quanto os livros. Para um autor, escrever um livro e colocar as informações, é necessário muita pesquisa e tudo tem que ser preciso e correto, a gente se sente mais seguro de pesquisar em livros do que na internet, pois na internet qualquer pessoa pode publicar e não ser a informação correta.
ChicaChic: Quais eram as referências de moda quando você estava na faculdade?
Cris: Bom, quando eu entrei na faculdade, as minhas referências de moda eram os nomes chiques que eu via nas revistas, eu achava lindo as pessoas falarem de Channel, Dior, Yves Saint Laurent, eu nem sabia falar os nomes. Como na época não tinha videos e nem Lilian Pacce para ensinar a gente a pronunciar corretamente os nomes dos estilistas, mas eu sempre gostei da Channel, da história dela, das referências que ela trouxe para a moda. Então, as minhas referencias eram aquelas que eu via nas revistas e ouvia os professores falarem. Quando eu entrei na faculdade, tinham duas turmas de primeiro semestre, e eu tinha muito orgulho de ter ficado na sala com o nome da Channel, apesar de querer muito ter ficado na sala Denner. Hoje, o meu estilista favorito é o Ronaldo Fraga, mas a Channel ainda ocupa um espacinho como referência para mim.
ChicaChic: Como você desenvolveu o interesse pela moda feminina e pela figura feminina?
Cris: Bom, eu sempre gostei muito de desenhar desde que eu era criança, e eu sempre desenhei mulheres. nunca parei para pensar e para tentar entender o porque de eu gostar tanto de desenhar mulheres. Acredito que seja porque a moda e a mulher estão atreladas uma com a outra. Hoje, os homens buscam mais essa área. Mas o universo feminino sempre foi muito mais ligado a moda, e eu gosto muito de desenhar o feminino, eu acho glamouroso e interessante, e como eu consegui desenhar muito facilmente, eu nem tentei ir para um outro caminho ou outro mercado. Então, eu sempre investi as pesquisas no universo feminino, como hoje eu sou professora de desenho de moda, eu tive que buscar referencias do básico de desenho de moda masculino para poder ensinar aos alunos. Não é porque eu não me interesso como pessoa, como profissional que eu não deva me interessar em dominar a técnica para passar adiante para os alunos que se interessam pelo desenho masculino.
ChicaChic: Quem são os ícones que inspiram o seu trabalho? Você já conheceu algum deles?
Cris: Bom, o meu trabalho com ilustração eu fui construindo na verdade, eu sempre gostei da modelo mais longilínea, mais magrinha e com algumas curvas. Então eu sempre pesquisei por Arturo Elena, mas não são tão magrinhas e nem tao alongadas como as do Arturo Elena. Gosto muito do trabalho do Marcio Alec, tive já a oportunidade de fazer um curso com ele, e conhecê-lo pessoalmente. Hoje, posso dizer que sou amiga dele, inclusive, a gente conversa sobre assuntos aleatórios, não só sobre trabalho e desenho. e Ronaldo fraga que eu sempre achei muito intrigante os desenhos dele, e tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.
ChicaChic: Atualmente, como você faz para buscar informações para as suas aulas? E onde consegue achar essas informações?
Cris: Bom, para as aulas de desenho, eu ainda me apoio nos livros, nas publicações impressas, inclusive eu tenho aqui alguns, porque daqui a pouco vou dar aula de desenho de moda II. Eu acho que o conteúdo das aulas não deve ser só a fala do professor na sala, mas o conteúdo precisa ser muito técnico, e o aluno precisa poder ter isso como apoio em casa. Para as outras aulas, eu busco informações com outros profissionais da área. Então, por exemplo, em pesquisa de tendencia, eu converso muito com pessoas que trabalham com pesquisa de tendencias, tiro também muita informação de livros , sites referentes a esse tipo de trabalho, sites de pesquisa. Então eu tento fazer uma imersão para poder trazer informações concretas e corretas.
ChicaChic: Qual é o trabalho que você mais se orgulha de ter feito?
Cris: Hoje eu me orgulho de ter feito muitos trabalhos. Eu tinha um problema de aceitação que eu acho que muitos profissionais tem, principalmente no inicio e com os alunos. é uma questão de achar que o trabalho dele é bom, então eu, por mais que eu estudasse, buscasse informação, por mais que eu praticasse, eu nunca achava que o meu trabalho estava pronto e na verdade, nenhum trabalho nunca está pronto, né? a gente sempre vai achar que não esta ok para aquele momento, quando na verdade, ele já estava pronto a mais tempo. Então, pensando nos trabalhos que eu sempre sonhei em fazer, desde que eu comecei a ilustrar, eu sempre sonhei ilustrar um livro, por exemplo. Foi sempre aquele foco que eu sempre busquei. e, caiu no meu colo de repente, quando eu menos esperava, um livro para ilustrar de história infantil. Então eu ilustrei com muito carinho, com uma técnica que eu tinha aprendido recentemente, que era a aquarela, não é uma técnica que eu domino tanto. Assim, de todas as técnicas que eu domino, a aquarela não é a que esta em primeiro lugar, mas também não é a ultima. Eu busquei mais informações, pratiquei, treinei e entreguei um resultado que foi muito satisfatório para a empresa que me contratou, e isso me veio com o resultado de fazer um segundo trabalho, dessa mesma linha, para um outro livro infantil. E nesse segundo livro, a historia foi publicada tanto em português quanto em inglês, então é um trabalho que eu me orgulho muito. A gente muda o foco e as prioridades, o meu foco era ilustrar um livro infantil, já aconteceu, fiquei muito feliz, agora o meu foco é fazer uma ilustração para um livro de moda.
ChicaChic: Qual conselho você daria para os aspirantes a designer de moda?
Cris: Bom, o conselho que eu sempre dou para os meus alunos, independente da carreira que eles querem seguir dentro da area de moda, é que nunca deixem de estudar, de buscar informações, sei que isso é meu cliche, todo professor vai dizer para o aluno nao deixar de estudar, mas a pesquisa é importante em qualquer epoca da vida da gente, seja voce iniciante ou que seja um profissional ja bem colocado no mercado. se voce nao faz uma pesquisa correta, se voce nao busca estar sempre atualizado naquele mercado que voce grabalha, com aquela tecnia que voce utiliza, voce acaba ficando para tras. eu quando comcei a ilustrar, eu so ilustrava com lapis de cor, e fazia isso mutio bem, porem os ilustradores mais famosos, que fazem as ilustracoes para os livros de moda que eu quero ilustrar, utilizavam ouotras tecnicas, entao eles eram muito bons em aquarela, com marcadores.  entao eu fui aprender essas tecnicas e desenvolver habilidades para incluir isso no meu trabalho. entao eu faco da minha maneira, com o meu estilo e com o meu traco, entao cada aluno, cada profissional, cada aspirante tem que encontrar o seu proprio esttilo, isso nao é facil, nao é rapido. muitas vezes o aluno ou o estudante encontra esse estilo muito rapido e as vezes ele demora muito. eu por exemplo, fiquei os tres anos da graduacao e mais um pouco depois que eu me formei sem ter ainda encontrado o meu estilo. foi quando eu comecei realmente a desenhar todos os dias, pesquisar, ter mais referencias, que foi aonde eu fui me encontrando e eu achei um caminho e falei: " é isso aqui que eu gosto de fazer", entao o conselho que eu posso dar é nunca deixar de pesquisar, nunca achar que está pronto e que está bom, é claro que o trabalho nunca vai estar pronto, mas a gente tem que ter essa inquietacao de achar que sempre tem mais alguma coisa para aprender. E um ultimo conselho, principalmente para os estudantes, é facam um curso de arte digital , porque a maioria das empresas ai fora, quando voce for procurar um emprego, uma vaga ou um estagio, eles vao exigir essa habilidade e esse conhecimento. Entao é importante ter esse dominio de softwares para arte digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário